Ponteira de Cabeça
Adota-se
como conceito de Tecnologia Assistiva: produtos, recursos, metodologias, estratégias, práticas e serviços que objetivam promover a funcionalidade, relacionada à atividade e participação de pessoas com deficiência, incapacidades ou mobilidade reduzindo, visando sua autonomia, independência, qualidade de vida e inclusão social.
Com o intuito de proporcionar uma melhor qualidade de vida dos alunos, as salas de Recursos Multifuncionais- SRM utilizam alguns desses recursos ( de necessidade específica para cada aluno).
Resolvi destacar como Recurso Adaptável a Ponteira de cabeça. Abaixo estão disponíveis algumas informações e fotos desse importante instrumento.
- modelo:
Tamanduá- suporte para uso do teclado colmeia.
- finalidade:
Apropriação do uso do teclado para pessoas com deficiência física.
No caso de crianças sem possibilidade de usar as mãos, podemos usar uma ponteira de boca ou de cabeça e com ela fazer, além de digitação, desenhos, pinturas, virar a página do livro, entre outras atividades e ações que vão dar ao respectivo aluno mais independência e autonomia.
BIBLIOGRAFIA:
A Educação Especial na Perspectiva da Inclusão Escolar- Recursos Pedagógicos Acessíveis e Comunicação Aumentativa e Alternativa.



Marcilene, gostei da sua dica de recurso de TA para se trabalhar com os nossos alunos q são tão especias. Fico feliz por termos a tecnologia como nossa aliada. Um abç.
ResponderExcluirRosa, percebi que sua pesquisa se destina aos alunos que tem Paralisia Cerebral, deficiência múltipla ou outras deficiências físicas, é um recurso que requer alta tecnologia.Muito boa sua pesquisa. Abraço!!
ResponderExcluirOi querida, já devíamos mesmo está nesta era digital e nosso alunos usando ponteira de cabeça que faz parte das altas tecnologias. este recurso é sem dúvida muito importante para os nossos alunos com PC e outras deficiência que impede o bom funcionamento dos músculos como é o caso da distrofia muscular degenerativa. vamos acreditando que um dia este sonho vira realidade. Um abraço querida Rosa.
ResponderExcluirOi amiga Rosa, lendo sua pesquisa observei a importância desse recurso tão avançado que possibilita o acesso das pessoas com paralisia cerebral , e fico a pensar nas pessoas que tinham essa deficiência há alguns anos antes de existir esse olhar inclusivo e vejo quantas oportunidades elas perderam.
ResponderExcluir