segunda-feira, 19 de maio de 2014

Pranchas de Comunicação- Higiene Pessoal




Pranchas de Comunicação
As formas mais comuns de comunicação são a oral e a escrita, mas o processo comunicacional inclui também gestos e expressões corporais e também envolve aspectos relativos à intersubjetividade como a reciprocidade e as crenças dos sujeitos em interação (TOMASELLO, 2003).
De acordo com BEZ(2010) o  uso da Comunicação Alternativa surge justamente para apoiar esse processo de comunicação, propiciando subsídios, ao suplementar, complementar ou construir um processo de comunicação. No caso de sujeitos com déficits de comunicação, para que ocorra o desenvolvimento, há estudos,  que evidenciam que o uso de estratégias de mediação acrescido da utilização da comunicação alternativa e recursos de alta e baixa tecnologia proporcionaram aos sujeitos com Transtornos Globais do Desenvolvimento  um aumento de sua interação social e da ampliação da comunicação.
                                         Pranchas de Higiene Pessoal
As atividades de vida diária são imprescindíveis, as pranchas abaixo podem ser utilizadas com alunos a partir dos três anos, na sala de AEE, na residência e na sala regular com o intuito de leva-lo a expressar suas necessidades, como também trabalhar sua rotina diária como a higiene pessoal.

       
                          




                                                                Imagens-fonte-google

 Pranchas temáticas  com símbolos , ações, indicando  rotina da vida diária ,como; tomar banho ,escovar os dentes, lavar as mãos ,se vestir, ir ao banheiro, dormir, fazer a barba...O professor de AEE inicia  o trabalho confeccionando o material para sua sala ,em seguida para família utilizar diariamente e para sala regular onde o professor irá utilizá-la de acordo com sua rotina e ou necessidade. São figuras pregadas  em cartolinas ou papel peso 40, onde o professor de AEE ,pais e ou professor da sala regular vai trabalhando gradualmente pregando e associando a ação até que monte uma sequência  de acordo com a realidade e necessidade do aluno. As figuras devem ser coladas com fita gomada ou velcro para facilitar adequações.
Sartoretto(2010),afirma  que a comunicação alternativa é implantada tendo em vista o desenvolvimento de uma competência operacional do aluno (entendimento e apropriação que o aluno faz do seu recurso de comunicação) e a competência funcional do recurso(efeito que estes recursos  fazem no contexto real e da escola).Ainda de acordo com a autora não basta saber utilizar-se da comunicação alternativa no espaço do AEE. Na escola, na família, e demais lugares de interesse, o aluno necessitará de parceiros disponíveis a aprender e interagir.

Referência:
Bez. Maria Rosangela. Linguagem e Comunicação. In: Curso de Atendimento Educacional Especializado. Disciplina: AEE E TGD. 2014.
SARTORETTO,Mara Lúcia.A Educação Especial na Perspectiva da Inclusão Escolar:recursos pedagógicosacessíveis e comunicação aumentativa alternativa/Mara Lúcia Satoretto, Rita de Cássia Reckziegel Bersch.-Brasília: Ministério da Educação,Secretaria de Educação Especial;(Fortaleza)Universidade Federal do Ceará ,2010.